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Chinesa GAC Motor chega ao Brasil para bater de frente com BYD e GWM

Entre os veículos cotados para o mercado brasileiro, o Aion Y Plus, um SUV totalmente elétrico, é o mais provável para ser o primeiro a ser lançado.

A fabricante chinesa GAC Motor (Guangzhou Automobile Group Co. Ltd) oficializou sua chegada ao Brasil, revelando um plano de investimento de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,46 bilhões). A montadora pretende fabricar veículos no país, oferecendo um portfólio que inclui carros elétricos, híbridos e modelos a combustão, visando concorrer com outras grandes marcas chinesas já presentes no Brasil, como BYD e GWM.

O anúncio foi feito por meio de uma publicação no LinkedIn, na qual a GAC destacou sua empolgação com o potencial do mercado brasileiro: “Chegamos, Brasil! É com grande entusiasmo que anunciamos a chegada da GAC Motor Brasil ao mercado nacional!”

Embora ainda não haja uma data definida para o início das vendas, a empresa reforça seu compromisso em estabelecer uma base sólida no país, com fabricação local e suporte robusto de pesquisa e desenvolvimento.

Planos de expansão e produção local

Desde julho, já havia especulações sobre a chegada da GAC ao Brasil, principalmente após a montadora ter anunciado o interesse em investir US$ 1 bilhão na construção de fábricas, centros de desenvolvimento e armazéns de peças sobressalentes. A confirmação veio durante uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin em junho, onde a empresa delineou seus planos para os próximos cinco anos.

A GAC é uma montadora com grande peso na China, conhecida tanto por fabricar seus próprios modelos quanto por produzir veículos para marcas como Honda, Toyota e Mitsubishi. Em seu país de origem, a empresa registrou a venda de 2,52 milhões de veículos em 2023 e emprega 110 mil funcionários. Agora, o objetivo é expandir ainda mais sua atuação global, com especial foco no Brasil e em outros mercados da América Latina, como Chile, Bolívia e Panamá.

Modelos esperados e possível estreia em 2025

Entre os veículos cotados para o mercado brasileiro, o Aion Y Plus, um SUV totalmente elétrico, é o mais provável para ser o primeiro a ser lançado. Imagens do modelo em circulação no Brasil já foram registradas, e há expectativas de que o lançamento ocorra no primeiro semestre de 2025.

O Aion Y Plus é equipado com um motor elétrico de 204 cv de potência e 22,9 kgfm de torque, que, com uma bateria de 63,2 kWh, oferece uma autonomia de até 490 km, de acordo com o ciclo europeu NEDC. Em termos de design, o SUV segue a linha minimalista popularizada por fabricantes como a Tesla, com destaque para sua central multimídia de 14,6 polegadas. Suas dimensões são imponentes, com 4,53 metros de comprimento, 1,87 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,75 metros de entre-eixos.

São medidas de SUV médio, com alguns centímetros de vantagem em relação ao Jeep Compass, por exemplo. Por aqui, caso chegue, se colocaria em termos de potência, bateria e autonomia acima do recém-lançado BYD Yuan Plus.

Além do Aion Y Plus, a GAC já indicou que planeja trazer até 19 modelos ao Brasil, entre elétricos e híbridos, conforme revelado por imagens de uma reunião recente da empresa.

ModeloTipoPotência (cv)Torque (kgfm)Bateria (kWh)Autonomia (km)Dimensões (m)
Aion Y PlusElétrico20422,963,24904,53 x 1,87 x 1,65
BYD Song PlusHíbrido19120,455,64304,70 x 1,89 x 1,68

Estratégia global e expansão no Brasil

O Brasil é parte de um movimento maior da GAC para aumentar sua presença em mercados fora da China. A montadora já está presente em regiões como Oriente Médio, Europa, Ásia e África, e agora pretende intensificar sua atuação na América Latina. A empresa tem uma meta ambiciosa: alcançar a marca de 4,75 milhões de veículos vendidos até 2030, além de um faturamento anual de US$ 137 bilhões.

No Brasil, a GAC aposta em sua capacidade de competir com outros fabricantes chineses que já estão estabelecidos, como BYD e GWM (que atua no País com os modelos GWM Haval H6, GWM Haval H6 GT e GWM Ora), aproveitando a crescente demanda por veículos elétricos e híbridos no país.

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