Fim de uma era? Hyundai Creta Action 1.6 deixará o mercado em 2024
Com a descontinuação, a Hyundai deverá reposicionar seus modelos de entrada no segmento de SUVs, oferecendo opções mais modernas e alinhadas às novas regulamentações de emissão.
A Hyundai se prepara para a introdução do novo visual do Creta no mercado brasileiro, prevista para o final de outubro ou início de novembro de 2024. A novidade já foi flagrada sem camuflagem circulando por São Paulo, reforçando a proximidade de seu lançamento. No entanto, essa atualização trará consigo o fim de uma era: o Creta Action 1.6, conhecido por seu design antigo, será descontinuado até dezembro de 2024.
O Hyundai Creta Action 1.6 sempre foi uma opção popular, especialmente para o público PCD, graças ao seu preço acessível e adaptação às regras de isenção. Para manter os custos reduzidos, o modelo nunca recebeu o visual atualizado da linha Creta, que já passou por modificações e está prestes a mudar novamente.
Dois fatores principais explicam a decisão da Hyundai de tirar o Creta Action 1.6 de linha: as novas regras de emissão de poluentes e a chegada de um novo SUV compacto ao mercado. Esse novo veículo, conhecido internamente como HB20 CUV, será uma espécie de SUV cupê, baseado no HB20, e terá como concorrentes diretos o Volkswagen Nivus e o Fiat Fastback. O lançamento desse novo modelo resultará no encerramento da produção do HB20S, abrindo espaço para o HB20 CUV na fábrica da montadora em Piracicaba (SP).
Além disso, motorização do Creta Action também está em desacordo com as novas diretrizes ambientais. Equipado com um motor 1.6 aspirado flex de até 130 cavalos e torque de 16,5 kgfm, essa configuração, que já foi popular no HB20, não atende às exigências da primeira fase do Proconve PL8, que entra em vigor em 2025. Por esse motivo, o modelo não estará mais disponível no portfólio da montadora.
Concessionárias confirmam o fim do Creta Action
Em contato com a rede de concessionárias da Hyundai, foi confirmado que o Creta Action 1.6 será produzido até dezembro de 2024. Entretanto, há a possibilidade de o modelo ainda ser comercializado em 2025, caso sejam aplicadas regras semelhantes às do PL7, permitindo a venda de veículos fabricados no ano anterior. “Estamos ansiosos pela chegada do novo visual do Creta e já esclarecemos o fim do Action 1.6 para os clientes“, comentou um representante da rede.
O Creta Action manteve por oito anos seu design mais antigo, sendo uma escolha estratégica da Hyundai para oferecer um custo-benefício atrativo no segmento de entrada dos SUVs. Com a saída do Action, a marca ajustará sua linha de produtos, trazendo o novo Creta e outros modelos mais modernos para ocupar essa faixa de mercado.
Novo posicionamento de mercado
Com o fim do Creta Action 1.6, o novo Hyundai Creta deve chegar com preços em um patamar superior, como já acontece com concorrentes como o Honda HR-V. O Creta atualizado contará com novas tecnologias e design mais refinado, visando atrair um público que busca maior sofisticação e conforto em seus veículos.
Ficha técnica – Hyundai Creta Action 1.6 2024/2025
Característica | Especificação |
---|---|
Comprimento | 4.290 mm |
Largura | 1.780 mm |
Altura | 1.635 mm |
Distância entre-eixos | 2.590 mm |
Ângulo de entrada | 28º |
Ângulo de saída | 21º |
Motorização | Gamma 1.6 16V |
Potência máxima (etanol/gasolina) | 130 cv (E) / 123 cv (G) |
Torque máximo (etanol/gasolina) | 16,5 kgfm (E) / 16,0 kgfm (G) |
Transmissão | Automática de seis velocidades |
Aceleração 0 a 100 km/h | 12 segundos |
Velocidade máxima | 172 km/h |
Equipamentos do Hyundai Creta Action 1.6
O Creta Action 1.6 vem equipado com uma série de itens de segurança e conforto, como freios ABS com EBD, controles de tração (TCS), airbags frontais duplos, além de ar-condicionado, piloto automático, e um sistema de áudio com Bluetooth®. No design, se destacam as rodas de liga leve de 16”, faróis com máscara cromada e DRL em LED.
Com a descontinuação, a Hyundai deverá reposicionar seus modelos de entrada no segmento de SUVs, oferecendo opções mais modernas e alinhadas às novas regulamentações de emissão.