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Toyota lança o Novo Prius no Brasil com tecnologia híbrida

A Toyota anunciou o lançamento no Brasil a quarta geração do Prius, com vendas acumuladas de 5,7 milhões de unidades em mais de 90 países. O Novo Prius chega com a missão de expandir o conhecimento sobre a tecnologia híbrida entre os consumidores brasileiros.

O Novo Prius também representa a visão da Toyota sobre como será a mobilidade no futuro, com o desenvolvimento de carros cada vez melhores e mais amigáveis ao meio ambiente. Em setembro do ano passado, a empresa lançou seu desafio ambiental global, onde pretende mitigar em até 90% a emissão de CO2 originadas por veículos novos até 2050. Isso significa que todos os modelos comercializados pela Toyota, até lá, serão híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível.

O modelo marca ainda uma nova Era no desenvolvimento da Toyota por ser o primeiro veículo da marca a ser montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português). Como resultado final, o Prius apresenta desenho marcante e melhor conforto e dirigibilidade. Seu centro de gravidade está mais baixo e seu coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido de 0.25 para 0.24, resultando em melhor performance e diversão ao volante.

A quarta geração do Prius chega ao mercado no dia 8 de junho, por R$ 119.950,00.

DESIGN E FUNCIONALIDADE

A quarta geração do Prius foi totalmente redesenhada e ganhou uma presença marcante, com linhas mais agressivas e modernas. Com base na filosofia de design icônico, que integra aspectos tecnológicos com fatores emocionais e racionais, seu exterior aponta para as funções avançadas do carro, resultando em um formato que causa impacto imediato e duradouro.

O veículo está 60 mm mais comprido (4.540 mm), 15 mm mais largo (1.760 mm) e 20 mm mais baixo (1.490 mm). O espaço na cabine também aumentou, são 15 mm a mais de comprimento (2.210 mm) e 20 mm na largura (1.490mm). O porta-malas comporta 412 litros e sua abertura ganhou 84 mm em sua largura.

A assinatura do Novo Prius está em sua silhueta triangular, partindo desde o emblema frontal da Toyota e das linhas ao longo do capô, passando sobre a parte superior da cabine e se estendendo até a traseira.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Completando o triângulo, a linha de cintura, mais inclinada para baixo à frente, transmite a sensação de movimento contínuo e cria uma estrutura avançada, na qual os vidros, em conjunto com a carroceria, entregam uma aparência unificada e agressiva. As curvas do Novo Prius fluem e se misturam aos cortes sinuosos das laterais, refletindo de forma viva seu estilo esculpido, sob qualquer ângulo de visão.

O acabamento em preto da coluna C cria a ilusão de teto flutuante e acentua o aspecto esportivo do modelo, que também teve o teto reduzido em 20 mm e deslocado um pouco mais à frente.

Os novos faróis minimizam a área frontal do Prius e garantem, ao mesmo tempo, uma potente iluminação em LED, assegurando-lhe contornos e caráter distinto. Na traseira, as lanternas combinam formas ousadas e originais, desde o spoiler até as linhas laterais, enaltecendo a personalidade do veículo.

O desenho funcional do Prius foi pensado para minimizar o consumo de combustível. As rodas de liga leve de 15 polegadas, por exemplo, receberam calotas com partes curvadas em forma de onda, que mitigam a resistência ao ar. Há ainda aletas aerodinâmicas frontais e traseiras que otimizam a passagem do vento.

As inovações alcançaram o interior do Novo Prius, projetado para criar uma forte presença, ser símbolo de avanço tecnológico e enaltecer o aspecto emocional, unindo funcionalidade, prazer ao dirigir e sofisticação.

O habitáculo está maior, devido a alguns detalhes, como as linhas finas da base do painel alinhadas às portas, até a eliminação do excesso de revestimentos na parte transversal do painel de instrumentos, portas e colunas.

O painel está ainda mais funcional e agora é disposto em camadas, que reforçam o design exterior icônico do Prius e definem de maneira clara a zona de exibição dos instrumentos. Tudo isso sem perder a herança intuitiva das gerações anteriores, com todos os comandos ao alcance da mão do condutor, como a manopla de transmissão do tipo joystick, localizada diretamente no painel.

Os assentos foram redesenhados. Nos bancos dianteiros, reforços no estofado ampliaram o conforto, proporcionando ergonomia precisa. Os encostos de cabeça e lombar foram posicionados para garantir postura ideal aos ocupantes, resultando em redução da pressão sobre os músculos das costas e pescoço.

LISTA DE EQUIPAMENTOS

Entre as novidades do Novo Prius está o ar-condicionado dual zone com comando S-Flow, capaz de concentrar o fluxo de ar apenas nas áreas da cabine onde há ocupação. Pela primeira vez equipando um modelo da Toyota no Brasil, o sistema reconhece automaticamente se o banco traseiro está vazio e direciona o ar somente para a zona frontal. As informações podem ser controladas pelos comandos que aparecem no display digital do painel.

Foto: Divulgação
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O modelo dispõe ainda de carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos que suportam essa tecnologia), sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.

A tecnologia marca forte presença no Prius. O modelo chega com o Smart Entry System nas portas dianteiras, permitindo o destravamento do veículo por proximidade da chave, e com o sistema de ignição simplificada, por meio do Start Button.

Comercializado em versão única, o híbrido da Toyota também oferece de série banco do motorista com regulagem de altura e distância, além de regulagem lombar elétrica, revestimento em padrão couro e material sintético nos assentos, aquecimento dos bancos dianteiros, vidros elétricos nas quatro portas, com função “um toque” e sistema antiesmagamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, travas elétricas, descansa braços traseiro (16 mm mais largo em comparação com a geração anterior) com porta-copos, retrovisores externos elétricos, retráteis e com indicadores de direção, retrovisor interno eletrocrômico, volante em padrão couro com comandos integrados do áudio e do computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, aviso sonoro de faróis ligados, entre outros.

Luzes de leitura individuais dianteiras e no teto na parte traseira, além de tomada de energia, completam a lista de conforto e conveniência.

SISTEMA DE ÁUDIO E COMPUTADOR DE BORDO

O sistema multimídia que equipa o Prius contempla rádio AM/FM, CD e MP3 player, conexões Bluetooth®, USB e AUX, além de sistema de navegação em uma tela de 7” sensível ao toque, garantindo fácil operação.

Já o computador de bordo possui um monitor TFT com dois visores de 4.2 polegadas. Nele, o motorista pode personalizar o conteúdo da tela principal com suas preferências, entre exibições simples ou segmentada.

Foto: Divulgação
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A opção simples traz a velocidade do veículo, quantidade de combustível restante, indicador do modo de condução (Power, ECO, Normal e EV), temperatura externa, distância percorrida após a partida, economia média de combustível, entre outras informações. A visão segmentada acrescenta informações como indicador simplificado do sistema híbrido, medidor instantâneo de combustível e carga da bateria armazenada pelo sistema híbrido.

A tela multifuncional possui sete abas. Na primeira, a de informações de direção, é possível visualizar o funcionamento do sistema híbrido, ter orientação de “acelerador ECO”, que propõe diretrizes para uma condução mais amigável ao meio ambiente; e acessar a função ECO Score e pontuar quão “amiga do meio ambiente” foi sua condução em uma determinada distância percorrida.

É possível ainda registrar o consumo de combustível considerando variáveis múltiplas:

– Em meia hora o display mostra o uso de combustível em intervalos de cinco minutos;
– A cada 15 quilômetros, o display exibe a informação em intervalos de um quilômetro e;
– A cada 30 quilômetros, o gráfico considera o consumo de cinco em cinco quilômetros.

Também é possível calcular o consumo de combustível na última viagem do mês atual, nos últimos quatro meses ou ainda no mesmo mês do ano anterior. Há ainda a função Eco Diary, que fornece uma lista diária e mensal de distância percorrida e consumo médio de combustível.

Pela função Eco Wallet calcula-se o custo total com combustível e quanto o motorista economizou com gasolina em uma única viagem ou em um mês. Esse dispositivo ainda registra o valor total despendido com gasolina nos últimos cinco meses.

É possível também visualizar o percentual do tempo que o Novo Prius operou exclusivamente no modo elétrico. As demais abas apresentam funções ligadas aos sistemas de navegação e de áudio, controle de temperatura, informações de apoio ao condutor, mensagens de aviso e configurações.

MOTORIZAÇÃO, DESEMPENHO E EFICIÊNCIA

O Novo Prius conta com o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota em sua nova geração e combina um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com 98 cv de potência a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm, que foi redesenhado e teve redução de tamanho e peso. Esse propulsor funciona em conjunto com outro elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.

O Novo Prius entrega potência combinada estimada de 123 cv, priorizando o baixo consumo de combustível, sem comprometer o desempenho. Em testes realizados pela Toyota no Japão, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11 segundos.

Foto: Divulgação
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O motor a gasolina do carro atinge eficiência térmica máxima de 40%, um dos mais eficientes produzidos em massa no mundo. O avanço foi alcançado, em parte, devido ao uso de um alto volume de gases no sistema de recirculação dos gases de exaustão (EGR), e melhorias no sistema de combustão. Adicionalmente, a entrada de ar da admissão foi redesenhada, o que melhora o fluxo de ar dentro da câmara de combustão. Além disso, o sistema de refrigeração foi aprimorado, otimizando a temperatura interna do motor. O atrito dos componentes deslizantes do motor foi reduzido com uso de óleo de baixa viscosidade.

O eixo da transmissão e o motor elétrico também foram redesenhados, reduzindo o peso combinado. O propulsor elétrico, especificamente, está mais compacto e teve sua relação peso/potência melhorada. Em comparação à geração atual, houve uma redução de 20% nas perdas mecânicas por fricção.

O software do sistema híbrido recebeu atualizações que melhoraram a percepção de aceleração, revelando respostas mais suaves e diretas, mesmo em rotações mais baixas. Os componentes fundamentais do sistema, como unidade de controle de potência e a bateria, também foram redesenhados ou revistos, para reduzir peso e melhorar a eficiência do veículo.

A bateria híbrida de níquel, responsável por alimentar o motor elétrico do Prius, antes localizada no porta-malas, foi transferida para a parte inferior direita do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes. Uma entrada de ar foi introduzida no banco do passageiro, otimizando o arrefecimento da bateria híbrida e melhorando sua performance. O modelo emite cerca de 40% menos CO2, comparado a um veículo convencional.

Com relação ao consumo, o INMETRO reconheceu a nova geração do Prius como o carro mais eficiente do País, registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. A economia de combustível do Novo Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

O Prius possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível. A transmissão do Novo Prius continua ser do tipo CVT.

PLATAFORMA TNGA

A maior parte dos avanços de segurança, desempenho e conforto presentes na quarta geração do Prius está ligada à Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA), programa de desenvolvimento inovador e integrado para a construção de componentes de powertrain e plataformas de automóveis da marca.

A plataforma TNGA possibilitou melhorias, desde a estrutura dos assentos até novas posições para volante, pedais, manopla de transmissão, entre outros itens.

A rigidez torcional do Novo Prius foi melhorada em 60% em relação à geração anterior, devido ao uso de laser com pontos de soldagem em intervalos mais curtos em todo o chassi, diminuindo a distância entre as partes soldadas. A quantidade de chapas de aço de alta resistência aumentou de 3% para 19% na quarta geração. Isso se traduz em mais conforto aos ocupantes.

A proposta da plataforma TNGA também permitiu melhorias na suspensão do Prius. O sistema MacPherson permanece na dianteira, mas foi otimizado para assegurar rigidez e respostas mais rápidas e lineares ao condutor. A suspensão traseira conta com triângulos superpostos do sistema multilink, capaz de proporcionar respostas mais firmes e dinâmicas, além de oferecer um nível excelente de estabilidade e conforto aos ocupantes.

Somadas ao chassi mais leve e ao ganho em rigidez, as novas suspensões asseguram melhor estabilidade e dirigibilidade ao Novo Prius, em qualquer estilo de condução, tornando-o ainda mais ágil nas curvas.

A plataforma TNGA também possibilitou otimização aerodinâmica do Prius, em virtude da maior inclinação do modelo à frente, com redução de cerca de 70 mm na altura frontal. Embora o maior apelo do híbrido seja a economia de combustível e a baixa emissão de poluentes, a nova geração do Prius une a estes atributos um toque de esportividade, reforçando a proposta “fun to drive” da Toyota, com o centro de gravidade mais baixo em cerca de 20 mm.

Alguns benefícios práticos da TNGA, aliados ao novo desenho e construção da quarta geração do Prius são o rebaixamento da posição dos bancos em 55 mm na dianteira e 23 mm na traseira; e o aumento do espaço para a cabeça dos ocupantes de 25,5 mm na dianteira e 3 mm na traseira. O ângulo da direção foi reduzido de 24 graus para 21 graus, enquanto ângulo de visão do vidro traseiro melhorou de 33.6 graus para 38.3 graus.

SEGURANÇA

O Novo Prius foi projetado para atender aos mais rigorosos padrões de segurança. Além de criar uma experiência de condução dinâmica, a plataforma TNGA oferece uma estrutura de quadro de alta resistência, que aumenta a proteção dos ocupantes em caso de colisão.

A carroceria mais rígida foi projetada para distribuir energia no caso de impacto frontal, por meio de diversos reforços colocados sob o assoalho, que ajudam a reduzir a quantidade de energia.

O Novo Prius é equipado com diversos itens de segurança, como sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, dois de cortina e um de joelho para o condutor); alerta sonoro para uso do cinto de segurança nos assentos dianteiros; três apoios de cabeça com regulagem de altura para os passageiros do banco traseiro; cintos de segurança de três pontos e pré-tensionadores para todos os ocupantes; câmera de ré projetada na tela de LCD com alerta sonoro; imobilizador por código eletrônico na chave; luz auxiliar de freio; sistema de alarme com acionamento à distância e travas de segurança para crianças nas portas traseiras. Além dos faróis de neblina em LED dianteiros, presentes na geração anterior, o Novo Prius recebeu luz de neblina traseira, também em LED.

A todo este pacote, somam-se o controle de estabilidade (VSC), sistema de freios ABS e sistema auxiliar de frenagem EBD nas quatro rodas.

CORES

O Novo Toyota Prius estará disponível em toda rede de concessionárias da marca nas cores Branco Polar, Branco Perolizado, Preto Atitude, Prata Galáctico, Cinza Granito, Azul Noturno e a inédita Vermelho Emoção.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

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