Avaliações

Strada Ranch ou Montana RS: qual a melhor opção?

Ao enfrentar a decisão de escolher entre a Strada Ranch e a Montana RS, os consumidores podem se ver em um dilema, dada a complexidade da escolha. Este cenário, frequentemente influenciado por fatores como a finalidade de uso da picape e o orçamento disponível, exige uma análise cuidadosa. Ambos os modelos, reconhecidos por suas motorizações turbinadas, apresentam diferenças significativas, inclusive no aspecto financeiro, com a camionete da renomada marca norte-americana custando aproximadamente R$ 14 mil a mais.

Esteticamente, as duas picapes destacam-se em seus respectivos segmentos, oferecendo designs atraentes e distintos em comparação com outras versões de suas gamas. Para auxiliar os potenciais compradores nesta escolha desafiadora, preparamos uma comparação detalhada, abordando diversos aspectos relevantes que podem influenciar na decisão de qual modelo levar para casa.

Strada Ranch ou Montana RS
Foto: Divulgação/Viamar Anália Franco

Preço

Fiat Strada Ranch – R$ 133.990,00

Chevrolet Montana RS – R$ 147.900,00

Motorização

Fiat Strada Ranch – A Fiat Strada Ranch, é equipada com um motor 1.0 T3 GSE Flex, uma peça de engenharia moderna capaz de oferecer uma experiência de condução notável. Esse propulsor entrega uma potência máxima de 130 cavalos quando abastecido com etanol e 125 cavalos com gasolina, ambos alcançados a 5.750 rotações por minuto. Em termos de torque, o veículo impressiona com 20,4 kgf.m, disponíveis já a partir de 1.750 rotações por minuto, garantindo uma resposta ágil em diversas condições de tráfego. A transmissão CVT de 7 velocidades complementa o conjunto, oferecendo uma troca de marchas suave e eficiente.

Chevrolet Montana RS – A Chevrolet Montana RS é equipada com um motor 1.2, esta versão oferece uma potência máxima de 133 cavalos com etanol e 132 cavalos com gasolina, alcançáveis a 5.500 rotações por minuto. Em termos de torque, a Montana RS proporciona 21,41 kgf.m quando abastecida com etanol e 19,37 kgf.m com gasolina, ambos disponíveis a 2.000 rpm. Além disso, o veículo conta com uma transmissão automática de seis velocidades, assegurando uma experiência de condução suave e eficiente.

Consumo

Fiat Strada Ranch – A Fiat Strada Ranch possui consumo na cidade de 8,3 quilômetros por litro quando abastecido com etanol e 12,1 quilômetros por litro com gasolina. Já em trajetos rodoviários, a Strada Ranch oferece um desempenho ainda mais impressionante, alcançando 9,4 quilômetros por litro com etanol e 13,2 quilômetros por litro com gasolina.

Chevrolet Montana RS – De acordo com as informações do Inmetro, a Chevrolet Montana apresenta diferentes níveis de autonomia dependendo do combustível utilizado. Quando abastecida com etanol, sua autonomia é de 7,7 km/l em ambiente urbano e 9,3 km/l em rodovias. Por outro lado, quando utiliza gasolina, a eficiência da picape aumenta, alcançando 11,1 km/l em áreas urbanas e 13,3 km/l em trajetos rodoviários.

Strada Ranch ou Montana RS
Foto: Divulgação/Milazzo Santos

Desempenho

Fiat Strada Ranch – A Fiat Strada Ranch é verdadeiramente impressionante. Ela não só consegue atingir uma velocidade máxima de 180 km/h, mas também é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em notáveis 9,5 segundos.

Chevrolet Montana RS – A Chevrolet Montana RS é capaz de alcançar uma notável velocidade máxima de 180 km/h. Além disso, ela tem a capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 10,1 segundos.

Dimensões

Fiat Strada Ranch – As dimensões da Fiat Strada Ranch são: comprimento de 4,47 metros, distância entre eixos de 2,73 metros, largura de 1,73 metros e altura de 1,60 metros.

Chevrolet Montana RS – É importante destacar as dimensões da Chevrolet Montana RS, que são consideráveis. Ela tem um comprimento de 4,72 metros, uma distância entre eixos de 2,57 metros, uma largura de 1,80 metros e uma altura de 1,62 metros, o que a faz se destacar pelo seu tamanho.

Equipamentos

Fiat Strada Ranch – A Fiat Strada Ranch tem itens como: 4 Portas, Ajuste do banco do motorista, Apoia-pé para o motorista, Apoio de braço banco motorista, Apoios de cabeça com regulagem de altura, Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, Ar-condicionado Digital Automático, Badge Turbo, Badge externo RANCH e Badge interno RANCH.

Strada Ranch ou Montana RS
Foto: Divulgação/Milazzo Santos

Bancos de couro RANCH com Fiat Flag, Barras de teto longitudinais Cinza, Barras longitudinais no teto, Chave com telecomando, Comandos de áudio no volante, Computador de bordo, Console central com porta-objetos e porta-copos, Conta-giros, Controle eletrônico de estabilidade, Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas), Câmera de ré, Design exclusivo Ranch, Detalhes em costura marrom exclusivos Ranch, Detalhes externos na cor do veículo, Espelho no para-sol lados motorista e passageiro, Estribo lateral, Faróis de neblina em LED, Faróis em LED, Follow me home e Função Sport.

Ganchos para amarração de carga na caçamba, Grade frontal na cor preta, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), Hodômetro digital (total e parcial), Indicador de combustível, Indicador de troca de marcha, Limpador e lavador do para-brisas, Luz de iluminação da caçamba, Luz de leitura, Luzes de posição diurnas, Moldura dos para-lamas, Multimídia com detalhes em marrom, Paddle-shifters, Painel com detalhes em marrom metálico, Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes, Pneu 16″ ATR (Uso Misto) e Porta objetos nas portas.

Porta-luvas iluminado, Protetor de caçamba, Protetor de cárter, Retrovisor preto brilhante, Retrovisores externos elétricos, Saída de ar preto brilhante, Skidplate Cinza, Tampa da caçamba com nova tecnologia, Terceira luz de freio, Travas elétricas, Vidro traseiro térmico, Vidros elétricos dianteiros e traseiros, Visor de 3,5′ TFT, Volante com regulagem de altura, Volante em Couro, Welcome movement Ranch, Airbag lateral, Airbag duplo (motorista e passageiro), Alarme antifurto, Alerta de uso do cinto de segurança passageiro, Alertas de uso de cinto de segurança do motorista, Alça de segurança lado passageiro e Barra de proteção do vidro traseiro.

Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos, Freios ABS com EBD, Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), Santoantonio, Sensor de estacionamento, Sensor de monitoramento da pressão dos pneus, Suspensão elevada, Suspensão traseira com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais, Central Multimídia com tela de 7″, Porta USB adicional, Rádio com entrada USB, Wireless Charger.

Chevrolet Montana RS – Acabamento interno na cor Preto “Jet Black” com detalhes em vermelho e preto “High Gloss”, Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, Alça dianteira no teto (lado do passageiro), Alças traseiras no teto, Ar-condicionado digital automático, Assistente de partida em aclive e Bancos com revestimento premium na cor Preto “Jet Black” exclusivo RS.

Capota marítima, Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, Computador de bordo com informações de viagem, do veículo e consumo, Console central com descansa-braço, Controles de rádio e do celular no volante, Câmera de ré, Desembaçador elétrico do vidro traseiro, Easy Entry – Abertura das portas, tampa traseira e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave, Easy Start – Partida sem chave, Espelhos retrovisores externos elétricos na cor preto “High Gloss”, Faróis dianteiros tipo projetor em LED e Ganchos para amarração de carga no interior da caçamba (8 ganchos), Grade frontal com detalhes em cromo escurecido.

Grade frontal estilo colméia com detalhes em preto “High Gloss”, Iluminação na caçamba nos 2 lados, Logomarca Chevrolet (Bow Tie) na cor preta, Luz de condução diurna, Maçanetas externas na cor do veículo, Maçanetas internas na cor prata, Painel de Instrumentos 3,5” digital TFT, Protetor de caçamba, Rack de Teto em preto “High Gloss”, Roda de alumínio aro 17″ com acabamento exclusivo para a versão RS e face usinada, Sensor de estacionamento traseiro e Tampa traseira com abertura por botão elétrico sensível ao toque (“touchpad”) com alívio de peso na subida e descida.

Strada Ranch ou Montana RS
Foto: Divulgação/Viamar Anália Franco

Trava elétrica das portas com acionamento na chave, Vidro elétrico nas portas com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave, Volante esportivo com revestimento premium, 06 Airbags (frontais, laterais e de cortina), Alarme Anti-furto, Alerta de ponto cego, Controlador de velocidade de cruzeiro, Controle de estabilidade e tração, Santo Antônio Integrado com acabamento exclusivo para a versão RS.

Sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix”) e (“Top Tether”), Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem (“EBD”), Carregador sem fio, Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8″, integração com smartphones através do Android Auto e Apple Car Play, RadioAM/FM, Função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, Entrada USB dupla – tipo A e tipo C, Conjunto de alto falantes – 6 unidades, Entrada USB dupla para o banco traseiro e OnStar + Conectividade Chevrolet + Wi-Fi, Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo.

Capacidade de carga

Fiat Strada Ranch – A caçamba possui um volume de 844 litros e pode suportar uma carga útil de até 650 kg.

Chevrolet Montana RS – A caçamba possui um volume de 874 litros. Além disso, tem uma carga útil de 600 kg.

Avaliação e opinião do Editor

Ao analisar o mercado automobilístico brasileiro, observamos que a escolha de um carro envolve uma cuidadosa ponderação entre custo e benefício, especialmente dentro de um orçamento limitado. A Fiat Strada se destaca como o veículo mais vendido no país, um indicativo de suas inúmeras qualidades.

Este modelo é reconhecido pela sua robustez, ideal para o uso diário no trabalho, além de oferecer ótima valorização no mercado de revenda, baixa depreciação e custos de manutenção reduzidos. Contudo, a Strada apresenta algumas limitações, incluindo espaço interno restrito, acabamentos modestos e a ausência de certos equipamentos.

Em comparação, a Chevrolet Montana, apesar de ser R$ 14 mil mais cara, não mostra grandes diferenças em termos de equipamentos, se destacando por oferecer dois airbags adicionais – os de cortina. Enquanto a Strada dispõe apenas de airbags frontais e laterais. Outro ponto de comparação é a capacidade da caçamba.

Embora a Chevrolet Montana tenha uma caçamba de 874 litros, contra 844 litros da Strada, a picape italiana leva vantagem no transporte de carga, suportando até 650 kg contra os 600 kg da Montana, além de ter capacidade adicional de rebocar até 400 kg, coisa e a picape da marca norte-americana não tem autorização para a instalação de um engate de reboque.

Ficha Técnica da Fiat Strada Ranch 2024

EspecificaçãoDetalhes
Motor1.0 T3 GSE Flex
Cilindrada999 cm³
Cilindros3 em linha
Válvulas12
Potência máxima130 cv (Etanol) / 125 cv (Gasolina) a 5.750 rpm
Torque máximo20,4 kgf.m a 1.750 rpm
Velocidade máxima180 km/h
TransmissãoCVT de 7 velocidades
TraçãoDianteira
DireçãoElétrica
Pneus205/55 R16 AT
CombustívelEtanol e gasolina
Tanque de combustível55 litros
Capacidade de carga650 kg
Portas4
Lugares5
Consumo urbano8,3 km/l (Etanol) / 12,1 km/l (Gasolina)
Consumo na estrada9,4 km/l (Etanol) / 13,2 km/l (Gasolina)
PreçoR$ 132.990,00

Ficha Técnica da Chevrolet Montana RS 2024

Motor1.2
Cilindrada1.994 cm³
Cilindros3 em linha
Válvulas12
Potência máxima133 cv (E) / 132 cv (G) a 5.500 rpm
Torque máximo21,41 kgf.m (E) / 19,37 kgf.m (G) a 2.000 rpm
Aceleração (0-100 km/h)12 s
Velocidade máxima180 km/h
TransmissãoAutomática de 6 velocidades
TraçãoDianteira
DireçãoElétrica
Pneus215/55 R17
CombustívelFlex
Tanque de combustível44 litros
Caçamba600 kg (Capacidade total)
Portas4
Lugares5
Comprimento4.717 mm
Largura1.798 mm
Entre eixos2.800 mm
Altura1.659 mm
Altura do solo192 mm

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.