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Niagara Concept: Renault investe R$ 1,9 bilhão em nova picape para rivalizar com Toro e Montana

Renault investe US$ 350 milhões na Argentina para produzir nova picape intermediária, sucessora da Oroch, com foco em exportação e rivalidade com Fiat Toro.

A Renault anunciou um investimento de US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) em sua fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina, para a produção de uma nova picape intermediária. O modelo será uma sucessora da Renault Oroch e terá como principais rivais a Fiat Toro, Chevrolet Montana e Ford Maverick. A previsão de lançamento é para 2026, e cerca de 70% da produção será destinada à exportação, com o Brasil sendo o principal mercado.

Inspiração no conceito Niágara e nova plataforma

O visual da nova picape será baseado no conceito Niágara, apresentado anteriormente pela Renault, e promete um design robusto e moderno. Entre os destaques, o conceito apresenta um capô elevado, grade frontal imponente e caixas de rodas pronunciadas, transmitindo uma sensação de força e robustez. A peça frontal não terá o tradicional losango da Renault, mas sim o nome da marca escrito por extenso, reforçando a identidade visual do modelo.

A nova picape será construída sobre a plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP), a mesma utilizada no Kardian, fabricado no Brasil. Essa plataforma é altamente flexível, suportando tanto motores a combustão quanto configurações híbridas e com tração 4×4. As dimensões esperadas para o modelo são de 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos, praticamente iguais à Fiat Toro, sua principal concorrente.

Produção e exportação

A fábrica de Santa Isabel será a única unidade no mundo a produzir essa nova picape intermediária, com uma capacidade de produção inicial de 65 mil unidades anuais. Segundo Luis Pedrucci, CEO da Renault para América Latina, o objetivo é aumentar a produção no futuro e alcançar um volume anual de 100 mil unidades. A Renault também aposta na exportação para outros continentes, além da América Latina.

A Nissan, parceira da Renault no desenvolvimento de veículos na América do Sul, também terá sua própria versão dessa picape intermediária monobloco. Essa será a primeira vez que a Nissan entra nesse segmento na região. Apesar de compartilhar a plataforma, os modelos da Renault e Nissan terão design próprio, com a versão da Nissan sendo desenvolvida no centro de design da marca no Brasil.

A plataforma RGMP é preparada para receber conjuntos mecânicos híbridos, seja em configurações híbridas leves ou híbridas plenas, refletindo a tendência global de eletrificação no setor automotivo. A Renault já está realizando testes dessas variantes no Brasil, o que indica que a nova picape pode se destacar também no quesito sustentabilidade.

Com essa nova picape, a Renault espera fortalecer sua presença no segmento de picapes intermediárias, um dos mais competitivos da América Latina. A sucessora da Oroch deve trazer inovações tecnológicas e foco em sustentabilidade, além de enfrentar modelos consolidados como Fiat Toro e Chevrolet Montana, que dominam o mercado na região.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

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