Lotus Theory 1: Novo conceito elétrico foca em direção autônoma e alta performance
Lotus Theory 1 é revelado com 987 cv, direção autônoma de nível 4 e sistema LOTUSWEAR™ para uma experiência imersiva e personalizada.
A Lotus revelou o conceito elétrico Theory 1, que sinaliza o futuro da marca no desenvolvimento de veículos de alta performance e direção autônoma. O supercarro de três lugares é construído em torno de um chassi de fibra de carbono e apresenta assistência de direção de nível 4 (L4), o mais alto grau de automação atualmente. Equipado com o sistema LOTUSWEAR™, o Theory 1 incorpora um conjunto de sensores para oferecer uma experiência imersiva ao motorista e passageiros.
O destaque tecnológico do Theory 1 está no seu sistema de direção autônoma, que utiliza a plataforma de computação Nvidia Drive. Segundo a Lotus, essa tecnologia é a base para o sistema LOTUSWEAR™, responsável por integrar a condução autônoma e os recursos imersivos do veículo. O carro conta com quatro LiDARs retráteis, seis câmeras HD, radares de curta e longa distância e sensores ultrassônicos, que juntos compõem um conjunto de sensores de 360 graus. Essa configuração promete segurança e precisão em qualquer condição de direção, detectando obstáculos em um raio de até 200 metros.
Desempenho impressionante
O Lotus Theory 1 é alimentado por uma bateria de 70 kWh, que proporciona uma autonomia de 402 km (ciclo WLTP). Seus 987 cv entregam uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos, com uma velocidade máxima de 320 km/h. Com tração nas quatro rodas (AWD), o veículo combina a agilidade dos esportivos da Lotus com o poder da eletrificação.
Além da performance, o design do Theory 1 reflete a herança de corridas da Lotus. O carro tem dimensões de 4.490 mm de comprimento e pesa menos de 1.600 kg, reforçando o foco em leveza e eficiência aerodinâmica. O sistema LOTUSWEAR™ vai além da tecnologia de direção, integrando tecidos robóticos leves e feedback háptico nos assentos e volante para proporcionar suporte adaptativo e maior conectividade entre o motorista e o veículo.
Lotus e o Grupo Geely
Desde que a Lotus foi adquirida pelo Grupo Geely, a marca se posicionou como uma líder na transição para veículos elétricos. O Theory 1 faz parte do compromisso da Lotus de se transformar em uma marca global de tecnologia de performance, como parte da estratégia Vision80. Modelos baseados no conceito Theory 1 devem ser produzidos na planta da Geely em Wuhan, China, onde já são fabricados o Lotus Eletre SUV e o Lotus Emeya sedan.
O Lotus Theory 1 combina a tradição da marca em esportividade com o futuro dos veículos autônomos e elétricos. Com o sistema Nvidia Drive e o inovador LOTUSWEAR™, a Lotus está redefinindo o que significa dirigir um carro de alta performance, enquanto mantém o foco na experiência do motorista e na tecnologia de ponta.